sexta-feira, 8 de junho de 2007

CONTOS DE FADAS


Era uma vez...

Ana Estevas

LER UM CONTO DE FADAS A UMA CRIANÇA É MUITO MAIS DO QUE CONTAR-LHE UMA QUALQUER HISTÓRIA. É DAR-LHE ASAS E RESPOSTAS PARA A VIDA. NÃO DEIXE O SEU FILHO EM TERRA. Os contos de fadas oferecem respostas para todas as dúvidas existenciais e angústias da infância. Muitos psicanalistas, psicoterapeutas e especialistas em desenvolvimento infantil estudaram a forma como estes contos actuam nas crianças que os escutam.

«Todos os problemas e ansiedades infantis, como a necessidade de amor, o medo do desamparo, da rejeição e da morte são colocados nos contos em lugares fora do tempo e do espaço, mas muito reais para as crianças», afirma o psicanalista Bruno Bettelheim no seu livro Psicanálise dos Contos de Fadas.

Ainda segundo este autor, estes contos «são orientados para o futuro e guiam a criança na procura de uma existência mais independente».

As personagens boas e más, sempre bem distintas, os obstáculos que enfrentam, os desfechos que não trazem finais felizes para todos, contribuem para a formação da personalidade, para o equilíbrio, para o bem-estar e — há quem jure a pés juntos - contribuem também para a sabedoria e para a felicidade. Por isso são imprescindíveis na "dieta" das crianças.

Hoje, são muitas as que passam "fome" deste alimento - porque é preciso crescer rápido, porque é preciso ser racional num mundo competitivo (desde o berço) e, basicamente, porque o tempo parece não chegar. Mas há quem tenha sacudido o pó dos livros mais antigos e feito renascer a magia, servindo verdadeiros banquetes a meninos ávidos.

Cláudia Valentim descobriu, há mais ou menos dez anos, que seria essa a sua missão na vida. Deixou o emprego bem remunerado de directora-geral num hotel e decidiu criar uma empresa com várias vertentes, mas cujo o objectivo principal seria levar as verdades universais dos contos de fadas às crianças e também aos adultos que educam.

Depois de fazer a formação em pedagogia Waldorf e de ter criado a «Crianças e Caminhos» (que é hoje «Cores e Caminhos»), com uma oferta de ateliês onde a fantasia e a expressão plástica foram sempre aliadas, mudou-se para Óbidos, onde abriu, há dois anos, a Casa das Fadas. Aí, recebe grupos escolares de todo o país.

Centenas de crianças passaram já pelo seu pequeno jardim para ouvir contar uma história, através de marionetas muito especiais. Em Março, começou também a apresentar os seus «teatrinhos» no Museu das Crianças, em Lisboa.

Nenhum comentário: