quinta-feira, 24 de maio de 2007

Um conto

Um mestre sufi contava sempre uma parábola no final de
cada aula, mas os alunos nem sempre entendiam o seu
sentido...
- Mestre- perguntou um deles, certo dia -, tu contas-nos
contos mas nunca nos explicas o que significam...
- As minhas desculpas-disse o mestre. - Como
compensação, deixa-me que te ofereça um belo pêssego.
- Obrigada, mestre - disse o discípulo, comovido.
- Mais ainda: como prova do meu afecto, queria
descascar-te o pêssego. Permites que o faça?
- Sim, muito obrigada - disse o discípulo.
- E, já que tenho a faca na mão, não gostarias que eu
cortasse o pêssego em pedaços para que te seja
mais fácil come-lo?
- Sim, mas não quero abusar da tua generosidade, mestre...
- Não é abuso; sou eu que me estou a oferecer. Quero
apenas agradar-te. Permite-me também que mastigue
o pêssego antes de to oferecer...
- Não, mestre! Não gostaria que fizesses isso!
- queixou-se o discípulo, surpreendido.
O mestre fez uma pausa e disse:
- Se vos explicasse o sentido de cada conto, seria como
dar-vos a comer fruta mastigada.
in Contos para Pensar de Jorge Bucay

Nenhum comentário: